O Governo de Minas, por meio do Provias, concluiu as obras de recuperação em um trecho de 12 quilômetros da MGC-455, entre Campo Florido e Frutal, no Triângulo Mineiro. Com um investimento de aproximadamente R$ 9,7 milhões, as intervenções, iniciadas em setembro de 2023, proporcionam melhorias significativas na infraestrutura rodoviária, beneficiando cerca de 80 mil habitantes e otimizando o escoamento da produção local.
O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais
(DER-MG) foi responsável pela execução das obras, que incluíram não apenas a
recuperação funcional do trecho, mas também a reconstrução do pavimento no
encabeçamento da ponte sobre o Ribeirão Douradinho, localizada no km 100 da
MGC-455.
Rodrigo Tavares, diretor-geral do DER-MG, destaca a
importância estratégica das melhorias para o desenvolvimento econômico e social
da região do Triângulo Mineiro. Ele ressalta o papel fundamental das boas
estradas no fortalecimento do agronegócio, principal fonte empregadora da área,
e afirma que o objetivo do governador Romeu Zema é tornar Minas um estado mais
competitivo, proporcionando uma infraestrutura logística de qualidade.
A pavimentação do trecho revitalizado não apenas aprimora a
mobilidade local, mas também facilita o escoamento da produção agrícola,
incluindo produtos como soja, cana-de-açúcar e laranja. Essa melhoria
infraestrutural é um impulso para o desenvolvimento dos produtores locais,
fortalecendo setores como o agrícola, sucroalcooleiro, de suco de laranja e
pecuário.
O Provias, considerado o maior programa de recuperação
rodoviária da última década em Minas Gerais, tem como objetivo reverter a
situação precária de diversas rodovias no estado. Com um investimento total de
R$ 2,5 bilhões, o programa realiza 124 intervenções em rodovias que se estendem
de Norte a Sul de Minas.
Parte dos recursos destinados ao Provias, cerca de R$ 1,4
bilhão, provém do Acordo Judicial, visando reparar danos decorrentes do
desastre de Brumadinho. Os impactos sociais, ambientais e econômicos desse
evento trágico resultaram em ações compensatórias para a melhoria da
infraestrutura viária. Adicionalmente, aproximadamente R$ 120 milhões são
provenientes do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) entre o
Governo de Minas e a Fundação Renova.
O restante dos recursos se origina de convênios, emendas
parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com
prefeituras. O programa representa um comprometimento efetivo com a segurança
viária e o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais, mostrando resultados
tangíveis com a conclusão das obras no Triângulo Mineiro.
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