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BRASIL RUMO AO PACÍFICO: O POTENCIAL ESTRATÉGICO DO PORTO DE CHANCAY

Written By Alexandre D Moraes on segunda-feira, 25 de dezembro de 2023 | 15:38

A construção do porto de Chancay, no Peru, emerge como uma oportunidade estratégica para o Brasil, estendendo seus tentáculos comerciais até o Pacífico e facilitando o acesso aos mercados asiáticos. Especialistas, empresários e envolvidos na empreitada concordam que esse megaprojeto tem o poder de revolucionar as dinâmicas comerciais globais, especialmente para os estados brasileiros mais distantes do Oceano Atlântico.

 


Com a promessa de encurtar o tempo médio de entrega em até um terço, a nova rota representa uma redução significativa nos custos logísticos, gerando maior competitividade para os produtos brasileiros. A diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Sueme Mori, destaca que essa mudança poderia transformar as viagens, que atualmente levam 45 dias até a China, proporcionando uma entrega mais rápida e eficiente.

 

A expectativa é que os estados brasileiros mais interessados nessa oportunidade sejam o Acre, Rondônia e Mato Grosso. Reuniões estratégicas envolveram mais de cem empresários e governadores desses estados, visando explorar Chancay como uma rota chave para a Ásia. Mario De Las Casas Vizquerra, gerente de assuntos públicos da COSCO Shipping, ressalta o interesse desses estados, destacando a atratividade de Chancay para empresários que buscam vantagens derivadas da redução de custos logísticos.

 

As projeções otimistas indicam que as exportações brasileiras pelo porto de Chancay podem atingir até US$ 30 bilhões ao longo dos anos. Em 2022, o Brasil exportou US$ 335 bilhões em produtos, com a China liderando o ranking de compradores. O novo porto pode impulsionar setores tradicionais, como soja em grãos, carne bovina, celulose e milho, além de criar oportunidades para produtos com tempo de vida útil reduzido, como frutas.

 

Além dos benefícios para o setor agropecuário, o porto de Chancay representa uma potencial porta de saída para produtos de maior valor agregado, incluindo aqueles fabricados na Zona Franca de Manaus. A ascensão da indústria tecnológica na Coreia do Sul também oferece oportunidades para diversificar os destinos das exportações brasileiras.

 

No entanto, os especialistas concordam que o Brasil precisa realizar investimentos substanciais em infraestrutura para aproveitar totalmente essa oportunidade. A construção de uma ferrovia que conecte os portos peruanos às regiões produtivas do Brasil é considerada vital para o sucesso desse empreendimento. O professor Jorge Luis Castillo Hurtado destaca que, embora existam desafios técnicos e ambientais, há uma necessidade premente de melhorar as condições atuais para tornar o transporte mais funcional.

 

A desconfiança gerada por casos de corrupção envolvendo grandes obras no Peru, incluindo a empreiteira brasileira Novonor (antiga Odebrecht), apresenta um desafio adicional. Para obter aprovação para esses projetos, o Brasil precisa fornecer garantias robustas, superando as preocupações da população peruana com episódios passados de corrupção.

 

Em resumo, enquanto o porto de Chancay se posiciona como uma promissora saída para o Pacífico, o Brasil precisa navegar por desafios infraestruturais e questões históricas para garantir que essa oportunidade estratégica não seja apenas uma miragem, mas uma realidade duradoura.

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