Embora os gestores políticos de Uberaba mantenha uma agenda frequente de idas e vindas a Belo Horizonte e a Brasília, desde 2014 quando início as tratativas para se implantar o aeroporto internacional do Triângulo Mineiro, nenhum parlamentar — federal, estadual ou municipal tomou para si a missão de defender e investir na consolidação deste mega projeto, benéfico ao desenvolvimento local.
Muitos políticos usam sazonalmente o tema para
angariar carisma eleitoral, mas após conquistarem os votos de alguns
Uberabenses, estes não tem tempo para legislar em favor de uma pauta tão complexa.
Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico possui uma agenda frenética,
mas esta não está centrada em atrair investidores nacional ou internacional
para potencializar os muitos projetos que estão engavetados e trancados a sete
chaves. O Porto Seco de Uberaba tem uma movimentação bem superior ao de
Uberlândia.
Existe um volume extraordinário de veículos no
pátio da EADI, e filas de caminhões à espera do
desembaraço de mercadorias para transporte até outros municípios. Mas o
secretário municipal de Desenvolvimento Econômico deixou claro que “para atrair
interesse de investidores é preciso haver demanda, ou seja, ter carga para ser
transportada.”
A cidade de Uberaba esta localizada no meio do centro
comercial e consumidor da República Federativa do Brasil, mas, seus gestores
tratam a política municipal como se este estivesse em uma região carente ou
periférica.
Na visão do Alexandre, os agentes políticos de Uberaba
pecam pro não conseguirem “reestruturar no presente a motivação necessária para
elaborar e defender projeto estruturante em favor do desenvolvimento do município.”
A equipe que esta responsável em gerência tais pseudos
projetos, precisar esta motivada e acreditar que não será fácil obter sucesso
imediato, mas eles não podem ficar eternamente aguardando por um milagre, sendo
que atualmente Uberaba esta sem representante na Assembleia Estadual ou no
Congresso Federal. A opção mais lógica e investir no profissionalismo e redescobrir
como investir na construção de estratégias para sensibilizar os políticos, os
empresários e a sociedade, e fazer um amplo trabalho de captação de recursos,
sem estar centrado em um rol de empresas, que já esta saturada de receber e
negar apoio aos projetos não estruturados ou inconsistentes de Uberaba.
Alexandre D. Moraes – consultor de negócios.
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